Pesca de robalo em Naples

Pescando em Ten Thousand Islands
Pesca

O trecho das Ten Thousand Islands dos Everglades é conhecido como paraíso de um pescador, com tarpões, robalos, cantarilhos, permits, pompanos e outras espécies em abundância. Inúmeros guias de pesca moram em Everglades City e Chokoloskee.

Por Rick Paolillo

Paradise Coast tem mais de 10.000 ilhas verde esmeralda, intocadas pelos homens. As oportunidades de pesca são abundantes aqui e os primeiros raios do sol são diferentes de qualquer outro lugar do mundo. O alvorecer é quente, perfumado e limpo entre os manguezais.

A ansiedade de desafiar o principal peixe costeiro da pesca desportiva do mundo, o robalo, com a técnica mais emocionante da pesca desportiva, a pesca com iscas de superfície, é quase irresistível . A bordo do Barco Campeão do torneio Capt. Bill Faulkner's, percorremos o labirinto de mangues. Faulkner, que tem 30 anos de experiência nestas águas, navega pelos canais estreitos e riachos rasos como um artista.

Os manguezais dão lugar à extensão aberta da Baía da Flórida. Estou tão ansioso como uma criança na entrada de um parque temático. De acordo com o parceiro do torneio de Faulkner e guia altamente renomado de Everglades, Capt. Kevin Mihailoff, há muitas iscas de superfície que funcionarão bem, sendo que o fator mais importante são anzóis super fortes e extremamente afiados.

As fozes dos diversos riachos que fluem para a baía serão o nosso alvo. Conforme explica Faulkner: “No verão e outono, o grande robalo desloca-se para baixo do Everglades para se alimentar das iscas nas marés decrescentes”.

Ele escolheu a foz de um riacho que possui uma costa arenosa na sua parte interna. Isto é para me permitir aprimorar minhas habilidades de arremesso antes de chegar às árvores. “Sim, mas eu quero pegar peixes!”, eu exclamo.

Faulkner explica que o robalo ataca as iscas de superfície com tal ferocidade que eles muitas vezes perdem os anzóis. Continue trabalhando na isca até que você sinta o peso do peixe. Se eles a perderem da primeira vez, muitas vezes vão atacar uma segunda ou terceira vez.

Uns poucos arremessos e o primeiro robalo do dia surge como uma bala no final da minha linha – um belo peixe de sete libras. Embora este peixe esteja dentro do limite de 28 a 33 polegadas, estamos pescando durante o período de maio, junho, julho e agosto. O encerramento do verão permite a desova do robalo. Os pescadores poderão manter um peixe por pessoa a partir de 1º de setembro, mas o robalo é tão reverenciado por estas bandas que muitos guias se recusam a ficar com eles. A temporada de pesca de robalo encerra-se novamente de dezembro a fevereiro, quando os peixes são vulneráveis a ondas de frio.

Uma centena de jardas até o córrego e Faulkner espia uma árvore morta saindo da água. Quando nos aproximamos do emaranhado, Faulkner aponta como os galhos criam redemoinhos e uma agitação na corrente.

É para isso que viemos aqui – grunhir e fazer força. Faulkner luta para manter o animal longe dos emaranhados de arbustos que podem cortar a linha. A linha trançada de 20 libras e guia de 60 libras são puxadas ao ponto de ruptura conforme o peixe se agita acima da água e busca a segurança das árvores. Mergulhando sua vara baixo para evitar os galhos, Faulkner demonstra sua maestria comprovada nos torneios, e o peixe cede gradualmente. Em poucos minutos, 15 libras de prata cintilante estão ao lado do barco. Este é um belo robalo premiado, mas não o maior que veríamos hoje.

Pegamos mais uma dúzia de peixes e na nossa última parada tivemos uma visão impressionante – um robalo com um peso aproximado de 25 libras pula para fora da água com a cauda de um peixe enorme saindo de suas mandíbulas. A pesca aqui é fenomenal, mas talvez ainda mais surpreendente é a aventura de estar nos Everglades, onde golfinhos misturam-se a jacarés e tubarões, raias enormes e tarpões gigantes saltam da água, e não há nenhum objeto construído pelo homem durante vários quilômetros.

Pescar com um guia experiente é uma excelente maneira de desfrutar das maravilhas do Everglades, mas se você preferir pescar em Paradise Coast na Flórida no seu próprio barco, é importante obter o máximo possível de informações locais. As lojas de Mangrove Outfitters Fly Shop, Everglades Angler Fly Shop & Fly Fishing School e Sunshine Ace Hardware têm algumas pessoas muito experientes e que estarão mais do que felizes em ajudar a tornar sua excursão um sucesso.

De volta ao topo da página
  • VISITFLORIDA.com
  • Collier County Government
  • VisitTheUSA.com
  • IAGTO - Golf Destination of the Year 2014
  • ACCREDITED - Destination Marketing Organization