Explorar ao Ar Livre

What a catch!

A fisherman and fisherwoman show off their catch after a fishing charter.

Por Terry Tomalin

O sol já está baixo no horizonte enquanto remo meu caiaque marinho ao longo da praia de Marco Island. Os dias são longos nesta época do ano, uma bênção para uma pessoa que ama estar ao ar livre como eu, pois não há muito mais a fazer nas meras24 horas que chamamos de dia.

Enquanto alguns preferem os meses mais frios, os moradores irão dizer que o verão é a época do ano na qual a natureza realmente ganha vida. De Naples para Everglades City, não haverá escassez de lugares para ir, coisas para ver.

Remo

Meu transporte é um caiaque marinho de fibra de vidro de 5,18 metros - elegante, silencioso e para superfícies rasas. Eu tenho remado por todo o mundo, mas por alguma razão eu sempre volto a este trecho da costa.

Estas águas já foram domínio exclusivo dos remadores experientes, mas agora as conjecturas mudaram isso. O novo Paradise Coast Blueway guiado por GPS, a trilha oficial de remo de Collier County, abriu as praias e enseadas forradas de mangue para remadores de caiaque e canoístas de todos os níveis.

Para começar a sua aventura, tudo que você precisa fazer é visitar www.paradisecoastblueway.com. A primeira fase desta rota de fácil acesso para todos os usuários percorre o Ten Thousand Islands National Wildlife Refuge, a partir de Everglades City, no extremo norte do Everglades National Park's Wilderness Waterway, e termina na antiga aldeia pesqueira de Goodland. Remadores podem escolher entre seis diferentes viagens de um dia ou fazer a rota completa.

Pesca

Pescadores de linha e anzol esperam todo o ano pela chegada do verão para eles possam participar da principal pesca esportiva da Flórida, pelo robalo, que vai do amanhecer até o anoitecer. Esses valentes combatentes, quando enfrentados com linha fina, não têm igual nas águas da Flórida.

Nesta época do ano, você vai encontrar esses peixes de pesca esportiva rondando nos riachos selvagens e ao longo das praias onde os monstros de 91 centímetros podem ser capturados com uma vara e carretel leves.

Mas este canto da Flórida também é o ponto de partida para os locais de águas profundas que possuem garoupas, anchovas, olho-de-boi e cavalas. Esses habitantes de águas profundas são apreciados pelos pescadores de linha e anzol tanto para pesca esportiva como para ir para a mesa.

A coisa mais difícil sobre a pesca em Naples e Marco Island é decidir para onde ir – na costa ou no alto mar?

Caminhadas

Mas há mais nesta região do que praias, rios e riachos. Amarre um par de botas e siga para dentro da floresta, dentro das profundezas do reino da reclusa pantera da Flórida. Anteriormente encontrados em todo o estado, os felinos estão agora confinados a apenas os setores mais selvagens da região, como dentro dos 26.400 acres do Florida Panther National Wildlife Refuge.

Localizado no coração da Big Cypress Basin, o refúgio é o lar de mais espécies além desta ameaçada mais conhecida. Milhares de outros animais e plantas também chamam o refúgio de lar, tornando-se um dos ecossistemas de maior diversidade biológica na Flórida.

O refúgio tem duas trilhas, uma trilha acessível para cadeira de rodas de 1,2 quilômetros que circunda o local serpenteando através de uma floresta de madeira de carvalhos imponentes, muitos mais velhos do que o próprio estado, e uma trilha de 2,8 quilômetros projetada para almas mais aventureiras.

Observação da natureza

Na esperança de avistar a reclusa pantera, as pessoas ficam de tocaia na Janes Scenic Drive em Fakahatchee Strand, o Florida Panther National Wildlife Refuge, e no setor Bear Island da Big Cypress National Preserve.

E isso não é tudo. Nas profundezas das florestas do Corkscrew Swamp Sanctuary, botânicos vêm de todo o mundo para ver a rara orquídea fantasma florescer. Em cada verão, a notícia viaja como fogo para chegar neste santuário em Audubon, a última área virgem de árvores de cipreste-calvo na Flórida, para ver a orquídea florescer durante os meses de verão.

Mas os amantes da natureza vêm aqui para mais do que apenas panteras e plantas aéreas. Os brejos, pântanos e praias de Naples, Marco Island e Everglades tornam a área um dos destinos de observação de pássaros mais populares do mundo. Durante os meses de verão, não é incomum avistar aves vindas de debaixo da linha do equador enquanto voam para o norte para o inverno.

Explorando a Ten Thousand Islands e Everglades

Dê uma volta por Cape Romano e vire em direção ao sudeste, você vai encontrar a maioria dos sinais da civilização logo se esvaindo. A Ten Thousand Islands é a porta de entrada para Everglades e uma estrada verdadeira para os velejadores que viajam para cima e para baixo na costa sudoeste da Flórida.

Você vai encontrar muitas praias isoladas para utilizar um caiaque (ou qualquer que seja seu modo de transporte aquático); monte uma tenda e desfrute de um pôr do sol tranquilo e uma fogueira. Os velejadores daqui adoram ancorar nas inúmeras enseadas e baías, ou "buracos de lamaçal", como os veteranos os chamam.

A Paradise Coast da Flórida é uma região selvagem esperando para ser explorada por motor, à vela, de remo ou a pé. Durante os meses de verão, você pode ter o lugar que faz seu estilo, com pequenas restrições, nas 24 horas que chamamos de dia.

Terry Tomalin escreve para o Tampa Bay Times e é membro da Outdoor Writers Association of America. 

De volta ao topo da página
  • VISITFLORIDA.com
  • Collier County Government
  • VisitTheUSA.com
  • IAGTO - Golf Destination of the Year 2014
  • ACCREDITED - Destination Marketing Organization