Uma aventura em Everglades

Gulf Coast Visitor Center, Everglades National Park

O Gulf Coast Visitor Center do Everglades National Park, localizado na Everglades City, está localizado na State Road 29 em Everglades City.

Por Amy Nance

Em Everglades, você vai descobrir que as planícies de capim-navalha (secas no inverno, mas um "rio" raso no verão) e pradarias costeiras com plantas do deserto levam para ilhas (10.000 delas). De pinelands a canais de mangues e de panteras a golfinhos, "ir para o oeste" aqui é uma jornada de proporções épicas - e úmidas -, como eu descobri. Durante minha viagem de carro através da expansão exuberante de Everglades, eu considerei minhas opções de navegação: caiaque, canoa, barco fretado. Ou apenas andar pelo capim-navalha, com a água quente e rasa envolvendo meus tornozelos, a terra macia sob os pés. Com quase tantas maneiras de explorar quanto há anomalias ecológicas, escolher o navio que você vai usar navegar pelo Western Everglades é metade da diversão.

Minha primeira parada, Everglades City, foi o fim da linha para o meu carro. Instruções de direção podem ser solicitadas aqui no Everglades National Park Gulf Coast Visitor Center, onde, felizmente, não foi preciso nenhuma bússola. Em vez disso, exposições interativas me lembraram de que eu estava do lado "Oeste". Esta entrada pelo noroeste do parque também passa pela Ten Thousand Islands. Pense em águias-pesqueira, golfinhos e peixes-boi conforme você galga na estação do guarda-florestal. Neste caso, a extensão “florestal” é uma das maiores de manguezais no Everglades, e "galgar" implica um pouco mais do que subir a bordo de um barco. Viagens de barco de 90 minutos pelo Everglades National Park Boat Tours' me apresentaram ao complexo sistema de canais de mangues ao me colocar bem no meio deles. Guardas-florestais do parque e naturalistas autorizados narram a viagem, apontando para colhereiros rosados e peixes-boi tomando sol ao longo do caminho. Apesar de todos meus esforços, eu perdi mais do que eu esperava, mas o nosso naturalista foi rápido para perceber a curiosa cabeça-seca ou o gavião-de-cauda-curta para nós.

Não chega a ser exatamente como em Heart of Darkness, mas ir para esse ambiente selvagem revelou um misterioso panorama para mim. Com nomes como Shark River Slough e Graveyard Creek, essas áreas protegidas pareciam territórios privilegiados para expedição. e trepidação. Mas depois de remar através das águas espelhadas em uma aventura guiada com a Everglades Rentals & Eco Adventures, eu estava alerta para todos os respingos e farfalhares. Com o cheiro almiscarado de cipreste no ar, jacarés esgueirando dos bancos e piscinas tranquilas em cada esquina, ver isso de perto em uma canoa foi realmente relaxante. Quer ver o que está por baixo? Deixe o Everglades Kayak Fishing levá-lo para pescar com caiaque. Levaria dias para remar para as áreas que os transportes "nave-mãe" de remadores de caiaque, e os caiaques fazem em viagens curtas. No fundo do parque, praticado pesca com mosca, pescadores e novatos da prática apenas se locomovem ou lançam, pegando garoupa, anchova e robalos. Embora eu esteja mais determinada a vadear e pegar conchas do que usar iscas e anzóis, apreciei a precisão delicada envolvida no lançamento. Observando as linhas destacadas pelo sol e arremessadas no ar para romper a superfície da água, fiquei convencida de que a pesca pode ser um esporte com espectador. Faça uma viagem personalizada para a família ou participe de uma das viagens de pesca abertas, nas quais remadores de caiaque são bem-vindos para parar e flutuar ou passar o dia pescando com linha e anzol.

Qualquer mapa irá dizer-lhe que ir para o oeste daqui desembocará nas águas clamas do Golfo. Eu parti em um barco fretado para a Pavilion Key, deixando as vias navegáveis intrincadas de dentro do Everglades para trás. Antes de o Six Chuter Charters levar você para o mar, pescar flats na primeira parte dos manguezais ou perseguir os grassflats por truta e pampo. Na primavera e no verão, tubarões nadam no meio dos cardumes. Six Chuter me levou da água doce para água salobra e de volta a água salgada para uma lição vertiginosa sobre tudo relacionado a peixes. Seguimos o robalo nas praias e o cantarilho nas barras de ostras. Six Chuter Charters programa cuidadosamente viagens para os níveis experientes e de interesse, orientando os pescadores em tudo, desde lançamento de anzol até seleção de iscas artificiais. Eles até tiram o peixe da linha para você, um serviço do qual eu aproveitei. Fretamentos que o levam por toda parte dentro dos manguezais e depois seguem para a Pavilion Key são excursões de um dia inteiro que exigem bastante ação de pesca com voltas prazerosas por águas cristalinas. Depois de desembarcar na Pavilion Key, eu desempacotei um piquenique na acolhedora ponta norte, que dizem ter sido um ponto estratégico para piratas no passado. Sentada na areia fofa, eu senti como se tivesse chegado aos confins da terra.

De volta ao topo da página
  • VISITFLORIDA.com
  • Collier County Government
  • VisitTheUSA.com
  • IAGTO - Golf Destination of the Year 2014
  • ACCREDITED - Destination Marketing Organization